Projeto Resgatando Vidas
Mantenedora: CEFIP
CNPJ 16.811800-0001/22
Superintendente:
Elias Batista Nogueira
Superintendente:
Ronaldo do Couto Duarte
1. APRESENTAÇÃO
Itaboraí, bairro Joaquim de Oliveira é um município maravilhoso, cheio de
motivos para nos fazer sentir orgulho. Um povo pacífico e alegre. Mas, mesmo
sabendo de todas as razões que nos enchem de satisfação, também não podemos
esquecer os diversos problemas que afetam nossa população, pois muitas famílias
de nossa cidade carecem de auxílio para terem suas condições básicas atendidas.
É de amplo conhecimento que muitos problemas sociais, como por exemplo, a
marginalização, a criminalidade e a violência surgem quando a população passa
privação de seus direitos essenciais. Assim, a busca de soluções para essas
questões negativas deve surgir de uma aplicação integrada das políticas
públicas, por meio da união do Poder Público e da sociedade civil organizada.
Em diversas localidades do município de Itaboraí, muitas pessoas se unem para
tentar minimizar a dor daqueles que sofrem e padecem necessidades. Os veículos
de comunicação nos mostram frequentemente exemplos de indivíduos e comunidades
que por meio da união promoveram ações e projetos de desenvolvimento social que
fizeram a diferença, melhorando a vida das pessoas carentes.
É baseando-se nisso que propomos o “Projeto Bombeiro, Socorrista, Brigadista e
Ambiental” como um instrumento social atuando, especialmente, com foco na
promoção da qualidade de vida, prevenção da criminalidade e da violência,
através de um conjunto estruturado de políticas públicas voltadas para a
inclusão social, integração e mobilização comunitária. Esse conjunto de ações
tem como eixos principais a defesa da vida, o respeito à cidadania e a garantia
dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.
Esse Projeto será executado pela Convenção Eclesiástica Filhos da Promessa, e é
responsável pelo trabalho voluntário de salvamento de vidas em caso de
acidentes, incêndios e outras calamidades.
Possuímos uma estrutura
organizacional provisória, alguns equipamentos para dar apoio no socorro de
vítimas de acidentes e sinistros, situada no bairro Joaquim de Oliveira,
Itaboraí – Rio de Janeiro, Situado a Av. Dr. Elias de Miranda Saraiva, s/n, Cep:
24813-576 (Associação de Moradores AMABARJO), Tel. 2199528-5145. Dessa forma,
acreditamos que essa proposta de trabalho solidário contribuirá para a construção
da cidadania do indivíduo e do desenvolvimento social de nossas crianças, que
serão os adultos do amanhã. Baseando-se nisso, definimos o lema do “Projeto Regatando Vidas” como: Deus
constrói crianças para não remendar adultos.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
O “Projeto Regatando Vidas “ tem como missão contribuir para a melhoria da
população de nossa cidade, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na
formação integral das crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias em
estado de vulnerabilidade social”.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar ensinamentos teóricos e práticos relacionados aos primeiros
socorros;
- Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança,
estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas,
tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação
mútua, amizade, cidadania, entre outras;
- Despertar nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes o reconhecimento de
valores positivos associados à família, aos estudos escolares, ao trabalho
profissional, à saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às
pessoas de modo geral, e às leis e demais normas;
- Proporcionar um auxílio às atividades escolares, reforçando-as através de
correção e aplicação de atividades curriculares e extracurriculares;
- Promover a integração das ações do presente Projeto com todas as instituições
correlatas ao desenvolvimento e defesa dos direitos da criança;
- Promover um intercâmbio entre o “Projeto Bombeiro, Socorrista, Brigadista e
Ambiental” com todos os demais Projetos e Programas de desenvolvimento social
em andamento.
3. PARCEIROS DO Projeto
O “Projeto Bombeiro, Socorrista, Brigadista e Ambiental” será executado em
parceria de diversas instituições.
Relembramos que busca pela melhoria de vida e redução das desigualdades sociais
não podem ser vistas como uma obrigação única do Poder Público, o que nos faz
acreditar na importância de envolvimento de todos os seguimentos de nossa
comunidade, especialmente aqueles abaixo relacionados.
- Prefeitura Municipal;
- Secretaria Municipal de Educação;
- Secretaria Municipal de Ação Social;
- Secretaria Municipal de Saúde;
- Polícia Militar;
- Conselho Tutelar;
- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA;
- Conselho Municipal de Assistência Social;
- Ministério Público Estadual/ Procuradoria da Criança e do Adolescente;
- Universidades Federais, Estaduais e Locais;
- ONG’s estabelecidas no município.
No decorrer da apresentação das ações e trabalhos propostos pelo presente
Projeto serão apresentados com maiores detalhes quando e onde cada um dos
citados parceiros estará atuando e colaborando.
4. ATIVIDADES DO PROJETO
Nessa parte apresentamos a estruturação e o funcionamento do “Projeto Bombeiro,
Socorrista, Brigadista e Ambiental” que terá início no ano corrente e será
desenvolvido por tempo indeterminado como uma ação sócio pedagógica integrada
para atender crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias em estado de
vulnerabilidade social.
O projeto será composto por integrantes da faixa etária de 06 a 17 anos, que
serão selecionados entre alunos da rede pública municipal, estadual e privada,
face a educação se tratar de um DIREITO DE TODOS e poderão permanecer no
Projeto pelo período indeterminado.
O projeto no âmbito Ambiental será composto por
voluntários a partir de 18 anos, que
serão selecionados entre alunos da rede pública municipal, estadual e privada
face a educação se tratar de um DIREITO DE TODOS e poderão permanecer no
Projeto por tempo indeterminado, nesta etapa o aluno receberá uma capacitação
na área meio ambiente, tornando-se um profissional capacitado na área, podendo
posteriormente ingressar no mercado de trabalho e também se for do seu desejo,
dedicar parte do seu tempo e conhecimento adquirido em prol de sua comunidade
prestando um serviço voluntário dentro da instituição salvando vidas como um
socorrista e bombeiro voluntário, desta forma multiplicando a mesma ação
voluntária.
A execução do “Projeto Bombeiro, Socorrista, Brigadista e Ambiental” ocorrerá
nas dependências físicas das Instituições Parceiras, em salas de aula. Cada
sala irá comportar uma respectiva turma de no máximo 30 (trinta) integrantes de
acordo com o nível de idade e evolução do aluno dentro do Projeto. A partir do
segundo ano do Projeto, serão atendidas anualmente um total de 60 (sessenta)
crianças que atuarão como agentes multiplicadores das atividades desenvolvidas,
difundindo o aprendizado e o conhecimento adquiridos no meio da família, da
Escola e da sociedade em geral.
3.1.1
CONTEÚDO A SER TRABALHO NAS ATIVIDADES
Essa parte reúne os principais conteúdos teóricos que serão trabalhos nas
atividades em classe, principalmente aos sábados.
A – ACOMPANHAMENTO ESCOLAR
- Verificação de frequência escolar;
- Observação de notas;
- Reforço nas atividades escolares.
B – NOÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS COMBATE A INCÊNDIOS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES.
- Sinais vitais;
- Respiração artificial;
- Reanimação cardiopulmonar;
- Hemorragias e fraturas;
- Curativos e imobilizações;
- Queimaduras;
- Animais peçonhentos e venenosos;
- Intoxicação e envenenamento;
- Desmaio e convulsões;
- Engasgamentos;
- Manuseio e Transporte de
acidentados;
- Outras Matérias sobre
prevenção de acidentes.
- Acidentes de trabalho e domésticos.
C – EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
- Noções de Legislação para o Trânsito;
- Meios de transporte;
- Sinalizações;
- Principais causas de acidentes no Trânsito;
- O trânsito e as cidades.
D – ÉTICA E CIVISMO
- O amor à pátria;
- Os símbolos nacionais;
- O valor da família e da sociedade;
- Respeito mútuo e a cidadania.
- O voluntariado.
E – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Fauna e flora do Brasil;
- A água: fonte da vida;
- Os problemas relacionados ao lixo;
- Queimadas e desmatamento;
- Caça e pesca ilegal.
- Reciclagem de materiais.
F – EDUCAÇÃO ANTI-DROGAS
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Outras drogas (maconha, crack, cocaína, etc.);
- Os males físicos e psicológicos das drogas.
G – EDUCAÇÃO SEXUAL
- Sexualidade e o jovem;
- Casamento;
- DST;
- AIDS.
H – EDUCAÇÃO RELIGIOSA
- As religiões no mundo;
- Cristianismo;
- A Bíblia Sagrada;
- Os Dez Mandamentos;
- O amor ao próximo.
I – INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES.
- O computador;
- A internet e o mundo globalizado;
- Digitação de textos.
- Sistemas de comunicação.
4
ACOMPANHAMENTO FAMILIAR
Por se tratar de um Projeto de cujo sócio pedagógico o mesmo apresenta
atividades voltadas para a família Assim, com apoio de técnicos da Secretaria
Municipal de Ação Social, em parceria com as equipes do Conselho Tutelar, do
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do
Conselho de Assistência Social, serão desenvolvidos diversos trabalhos e ações
voltadas a proporcionar condições de complementação da renda familiar,
profissionalização e fortalecimentos dos vínculos familiares.
O objetivo principal disso é acompanhar a criança e sua família, de acordo com
as necessidades sócio econômicas, amparando socialmente as famílias que se
apresentam sem a estrutura necessária para o bom desenvolvimento, de acordo com
seus direitos e deveres, buscando soluções e intermediando meios para oferecer
ajuda através da orientação, informação e encaminhamentos.
Essa equipe da Capelania realizará regularmente visitas domiciliares às
famílias. Nisso, fará o acompanhamento e encaminhamento a outras áreas.
No que se refere ao apoio direto no oferecimento de melhorias às famílias,
utilizaremos a metodologia da arte-educação e formação profissional através de
oficinas teóricas e práticas, encontros de grupos, palestras, dinâmicas de
grupo e workshops ministrados por profissionais capacitados nas áreas de:
artesanato, bordado, pintura, manicure e informática, bombeiros comunitários e
a proteção em segurança privada e autoridade.
4.1 DIVULGAÇÃO DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM
Ao longo de todo o ano, a coordenação do Projeto manterá constantemente
atualizado o site com as informações sobre as atividades.
Todos os eventos em que a equipe estiver participando serão fotografados para
arquivo, para divulgação no site e no endereço do Facebook, além é claro para a
elaboração do “Informativo” e do “Relatório de Gestão”.
5. RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS
Esse tópico traz com detalhes toda estrutura humana, material e financeira
necessária a execução do “Projeto Regatando Vidas”.
5.1 RECURSOS HUMANOS
Aqui apresentamos de maneira detalhada a equipe de colaboradores executora do “Projeto Regatando Vidas”, os materiais e equipamentos necessários e os custos
financeiros básicos para manutenção dos trabalhos.
A execução do “Projeto
Regatando Vidas” contará com 03 (três)
grupos de profissionais, que estarão participando em momentos diferentes ao
longo do ano. Assim, teremos o primeiro grupo que será composto pela Comissão
de Seleção, que atuará na escolha das crianças que ingressarão no Projeto. O
segundo grupo é formado pelos instrutores e monitores do Projeto que são os
responsáveis propriamente ditos pelo andamento das ações. E o terceiro grupo
que será formado por eventuais convidados e colaboradores, que terão atuação
específica em algumas atividades, conforme a programação dos trabalhos, bem
como visualizando o andamento do projeto.
A Comissão de Seleção será composta por 03 (três) representantes.
A equipe de professores será composta por 05 (cinco) profissionais, sendo 02 Bombeiros
Civis; 01 Capelã; 01 técnica em enfermagem e 01 gestor de segurança.
A equipe de colaboradores será formada por uma gama de diversos profissionais
de inúmeras instituições públicas e privadas e por pessoas da comunidade que
serão convidados a colaborar por convênio ou parceria do “Projeto Regatando Vidas”. Isso, de modo geral, ocorrerá sem ônus financeiros
para o Projeto, mas ainda assim destacamos que eventualmente haverá a
contratação de profissionais e/ou empresas para atuarem como prestadores de
serviço em atividades específicas.
5.2 RECURSOS MATERIAIS
Nesse tópico apresentaram de forma detalhada os recursos e materiais básicos
para a execução do “Projeto Regatando Vidas”.
A – UNIFORMES
- Shorts preto e camisetas vermelha;
- Bonés vermelho;
- Tênis e sapatos preto;
- Calças e gandolas preta;
ADENUO:
Alimentação:
café da manhã, almoço, café da tarde e janta.
B – MATERIAL DIDÁTICO
- Caderno;
- Resma de Papel A4;
- Cartolina;
- Fita adesiva;
- Tesoura;
- Cola branca;
- Etc.
C – EQUIPAMENTO DE APOIO
- Televisor tela plana;
- Aparelho DVD;
- Projetor de Imagens;
- Aparelho de som portátil.
D – MATERIAL ESPORTIVO
- Bolas e rede de futebol;
- Bolas e cesta de basquetebol;
- Bolas e rede de voleibol;
- Petecas;
- Mesa, raquetes e bolas de ping-pong;
- Pranchas de isopor para natação;
- Cabos de nylon de 3 metros;
- Rolo de Corda de nylon de 14mm
. Luvas de boxe; tatame;
sacos de pancadas, caneleiras, etc.
E – MOBILIÁRIO PARA SALA DE AULA
Quadro branco;
Carteiras;
Mesa e cadeira;
Armários;
Aparelho de ar-condicionado; ventiladores;
Bebedouro;
Etc.
F - Material de Instrução;
Pranchas e Macas
KIT CIPA | PRANCHAS |
MACAS | CADEIRA
Bolsas
SOCORRISTA | POCHETE |
ESTOJO | KITS | REFILMOCHILAS | BOLSAS | BOLSAS DE CINTURA e PERNA
Desfibrilador
ADULTO | INFANTIL |
TREINAMENTO
Oxímetro
OXÍMETROS DE DEDO e de
PULSO
Imobilização e Transporte
COLARES CERVICAIS
TALAS | KITS DE
IMOBILIZAÇÃO
TRAÇÃO DE FÊMUR |
IMOBILIZADORES DE CABEÇA
COLETES KED | BANDAGEM
TRIANGULAR | CINTOS
Vias Aéreas
ASPIRADOR | REANIMADORES |
MÁSCARA FACIAL E DESCARTÁVEL
PUNÇÃO INTRAÓSSEA | KIT
SOCORRISTA | CONJ. DE OXIGÊNIO PORTÁTIL | CÂNULAS
Treinamento APH
MANEQUINS COM OU SEM
MONITOR ADULTO, INFALTIL E MEIO CORPO
Diversos - APH
TESOURAS | BOLSA MATRIX
HOLSTER | KIT HOLSTER | MARTELO PARA RESGATE
CONTETOR COMPACTO |
COLETES | ESFIGMOMANÔMETRO | ESTETOSCÓPIO
CAPAS | LUVA | CARTÃO
TRIAGEM | COBERTURA | MANTA | KIT QUEIMADOS
ALTURA
Mosquetões
MOSQUETÕES DE AÇO ou
ALUMÍNIO | MALHAS RÁPIDAS
Freio Oito
FREIO OITO | FREIO RACK
Luvas
LUVAS DE COURO
Cordas e Acessórios
CORDAS | CORDELETE |
ACESSÓRIOS
Ancoragem
PLACAS | ANCORAGEM |
CHAPELETA | CINTA
FITAS | BASTÃO | SISTEMA
DE ANCORAGEM MÓVEL
Bloqueadores
BLOQUEADORES |
DISPOSITIVOS MULTIÚSO
Descensores
DESCENSORES | FERRAMENTA
MULTIÚSO
Capacetes para altura
CAPACETES CLASSE A |
CAPACETES CLASSE B
Talabartes
TÁTICO | DUPLO COM
ABSORVEDOR | DE POSICIONAMENTO
Trava-quedas
PARA CABO DE AÇO | PARA
CORDAS | ABSORVEDOR DE ENERGIA
Cintos
PARAQUEDISTA | RAPEL PARA
CÃES | RESGATE
CINTURÕES | CADEIRINHAS |
PEITORAL | TRIÊNGULOS | ESPALDAR
Lanternas
LANTERNAS DE CABEÇA
Macas para Resgate
MACA-ENVELOPE | MACA-CESTO
| SISTEMA DE FLUTUAÇÃO
Polias
BLOQUEADORA | SIMPLES |
TIPO ROLETE | DUPLA | PASSA-NÓ
Diversos - Altura
EQUIPAMENTOS | ACESSÓRIOS
DE MERGULHO
Mergulho
FACAS | LANTERNAS
TORNEIRAS | CILINDROS
REGULADORES
NADADEIRAS
COLETE | POWER
INSTRUMENTAÇÃO.
MÁSCARAS | CONJUNTO PARA
COMUNICAÇÃO SUBAQUÁTICA
VESTUÁRIO - NEOPRENE |
ROUPA SECA
SNORKEL SACO ELEVATÓRIO |
VEÍCULOS DE PROPULSÃO
Diversos - Mergulho
PRODUTOS Complementares
Capacetes
CAPACETES PARA EMPRESAS E
INDÚSTRIAS
Botinas e Sapatos
CALÇADOS PARA EMPRESAS E
INDÚSTRIAS
Proteção Auditiva
ABAFADORES.
Proteção Facial
PROTETORES FACIAIS Proteção
Ocular
ÓCULOS DE PROTEÇÃO
Proteção Respiratória
MÁSCARAS | LENÇOS |
FILTROS | RESPIRADOR Proteção para as Mãos
LUVAS DE PROTEÇÃO
Sinalização Viária
TINTA ACRÍLICA | DILUENTE
| TINTA ANTIPICHAÇÃO
CONE | CANALIZADORES.
SINALIZADORES |
DELIMITADORES | BALIZADORES | FITA ZEBRADA
BASTÕES SINALIZADORES |
DISCO SINALIZADOR | COLETE | BARREIRAS | BAIA
Placas de Sinalização
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
FOTOLUMINESCENTE.
Diversos - Produtos
Complementares.
5.3 RECURSOS FINANCEIROS
Nesse tópico trazemos os custos financeiros mínimos que serão empregados pelo Projeto Regatando Vidas no desenvolvimento dos trabalhos. Relembramos que os
valores aqui descritos não englobam os custos dos salários das pessoas
envolvidas, nem dizem respeito aos valores necessários para construção e manutenção
das instalações físicas. Esses valores se referem somente aos custos previstos no
orçamento anual destinado às despesas com uniforme e às demais despesas
referentes às atividades práticas e teóricas do Projeto.
A – DESPESA ANUAL COM UNIFORME
Valor Unitário do Uniforme -- Número de alunos por turma - Total - R$ 240,00 - 30
alunos – x 2 turmas - R$ 14.400,00.
B – DESPESA MENSAL COM MATERIAL DE CONSUMO
Material de Consumo para cada turma de 60 alunos
- R$ 3.600,00 por mês.
C - DESPESA MENSAL COM OUTROS SERVIÇOS
Outros
Serviços - pagamento de terceiros: pessoa física ou jurídica
- R$ 800,00
Assim, se consideramos o somatório do item “A” (UNIFORME), que será gasto uma
única vez por ano com cada turma, com os itens “B” e “C”, que são valores
gastos mensalmente para cada turma, haverá uma despesa total equivalente a R$ 67.200,00
(sessenta e sete mil e duzentos reais) anuais para duas turmas com 30 alunos,
com o total de 60 alunos.
D - RESUMO DO CUSTO ANUAL DE CADA TURMA DE 60 ALUNOS
UNIFORME: -------------------------- R$ 14.400,00
MATERIAL DE CONSUMO: ------- R$ 43.200,00
OUTROS SERVIÇOS: ---------------- R$ 9.600,00
TOTAL: -------------------------------- R$ 67.200,00 - ano.
SENDO QUE NO 1º MÊS DO
PROJETO O INVESTIMENTO ESTA ORÇADO EM:
R$ 15.120,00 REAIS
INICIAIS.
MÉDIA MENSAL DE
-------------------- R$ 1.260,00 ---------mês.
6. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
A avaliação do “Projeto
Regatando Vidas” irá ocorrer em todas as
suas fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros,
passando pela seleção dos candidatos às vagas, até a execução propriamente dita.
Os alunos serão analisados durante as atividades do Projeto através da
observação do interesse, participação, realização dos trabalhos, orais,
escritos e práticos.
A coordenação do Projeto estará em sintonia constante com a Secretaria Municipal
de Educação e com as respectivas Escolas Municipais de cada aluno para
acompanhar sua evolução na frequência e no seu aprendizado pedagógico.
Além disso, haverá um trabalho constante de apoio às famílias, que ocorrerá com
a colaboração do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da
Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho de Assistência Social, que
participarão de ações de auxílio das condições de vida familiar.
7. CRONOGRAMA
Descrição das etapas/ atividades: 1ª – Seleção dos candidatos; 2ª – Atividades
em classe e extraclasse; 3ª - Divulgação do Informativo; 4ª - Acompanhamento
familiar; 5ª - Divulgação do Projeto; 6ª - Publicação do Relatório de Gestão; e
7ª - Avaliação do Projeto.
8. ANEXOS
Esse tópico reúne a relação de documentos e os modelos de fichas e
questionários que são requisitos para o preenchimento de cada uma das vagas do
“Projeto Resgatando Vidas”.
8.1 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROJETO BOMBEIRO MIRIM
O processo seletivo para ingresso no Projeto ocorrerá todos os anos no mês de
janeiro na base operacional através da “Comissão de Seleção”. O processo
seletivo terá início com a divulgação de Edital de Seleção via Facebook e dos
parceiros e colaboradores envolvidos
Abaixo relacionamos os critérios básicos para seleção das crianças interessadas
em participarem do Projeto:
- residir no município há no mínimo 02 (dois) anos;
- ter idade entre 06 (seis) e 17 (dezessete) anos na data da inscrição no
processo seletivo;
- estar matriculado em escola da rede municipal de ensino;
- ter frequência escolar igual ou
superior a 75% (setenta e cinco por cento);
- ser condição sócio familiar enquadrada na situação de baixa renda, ou seja, o
aluno deverá pertencer a família cuja renda per capta igual ou inferior a meio
salário mínimo.
A divulgação dos nomes das crianças selecionadas anualmente no Projeto será divulgada
no site do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários da CEFIP e dos parceiros e
colaboradores envolvidos e os dados brutos do processo seletivo ficarão
arquivados na Secretaria do Projeto, que poderão ser a qualquer momento
consultados e inspecionados por qualquer instituição ou cidadão interessado.
8.2 QUESTIONÁRIO DE SELEÇÃO DA CRIANÇA PARA INGRESSO
Na avaliação das crianças interessadas em participar do “Projeto” será aplicado um questionário direcionado a coleta de dados referente às condições socioculturais e econômicas da família da criança que está se candidatando a vaga, assim como para obtenção de alguns dados específicos sobre a criança que pleiteia a vaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário