Projeto Resgatando Vidas - Itaboraí/RJ

 

Projeto Resgatando Vidas

Mantenedora: CEFIP CNPJ 16.811800-0001/22

Superintendente: Elias Batista Nogueira

Superintendente: Ronaldo do Couto Duarte

 

1. APRESENTAÇÃO

Itaboraí, bairro Joaquim de Oliveira é um município maravilhoso, cheio de motivos para nos fazer sentir orgulho. Um povo pacífico e alegre. Mas, mesmo sabendo de todas as razões que nos enchem de satisfação, também não podemos esquecer os diversos problemas que afetam nossa população, pois muitas famílias de nossa cidade carecem de auxílio para terem suas condições básicas atendidas.

É de amplo conhecimento que muitos problemas sociais, como por exemplo, a marginalização, a criminalidade e a violência surgem quando a população passa privação de seus direitos essenciais. Assim, a busca de soluções para essas questões negativas deve surgir de uma aplicação integrada das políticas públicas, por meio da união do Poder Público e da sociedade civil organizada.    

Em diversas localidades do município de Itaboraí, muitas pessoas se unem para tentar minimizar a dor daqueles que sofrem e padecem necessidades. Os veículos de comunicação nos mostram frequentemente exemplos de indivíduos e comunidades que por meio da união promoveram ações e projetos de desenvolvimento social que fizeram a diferença, melhorando a vida das pessoas carentes.     

É baseando-se nisso que propomos o “Projeto Bombeiro, Socorrista, Brigadista e Ambiental” como um instrumento social atuando, especialmente, com foco na promoção da qualidade de vida, prevenção da criminalidade e da violência, através de um conjunto estruturado de políticas públicas voltadas para a inclusão social, integração e mobilização comunitária. Esse conjunto de ações tem como eixos principais a defesa da vida, o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.        

Esse Projeto será executado pela Convenção Eclesiástica Filhos da Promessa, e é responsável pelo trabalho voluntário de salvamento de vidas em caso de acidentes, incêndios e outras calamidades.

 

Possuímos uma estrutura organizacional provisória, alguns equipamentos para dar apoio no socorro de vítimas de acidentes e sinistros, situada no bairro Joaquim de Oliveira, Itaboraí – Rio de Janeiro, Situado a Av. Dr. Elias de Miranda Saraiva, s/n, Cep: 24813-576 (Associação de Moradores AMABARJO), Tel. 2199528-5145. Dessa forma, acreditamos que essa proposta de trabalho solidário contribuirá para a construção da cidadania do indivíduo e do desenvolvimento social de nossas crianças, que serão os adultos do amanhã. Baseando-se nisso, definimos o lema do “Projeto Regatando Vidas” como: Deus constrói crianças para não remendar adultos.

 

2. OBJETIVOS         

2.1 OBJETIVO GERAL       

O “Projeto Regatando Vidas “ tem como missão contribuir para a melhoria da população de nossa cidade, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação integral das crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias em estado de vulnerabilidade social”.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS     

- Proporcionar ensinamentos teóricos e práticos relacionados aos primeiros socorros;

- Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras; 

- Despertar nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas;       

- Proporcionar um auxílio às atividades escolares, reforçando-as através de correção e aplicação de atividades curriculares e extracurriculares;

- Promover a integração das ações do presente Projeto com todas as instituições correlatas ao desenvolvimento e defesa dos direitos da criança;

- Promover um intercâmbio entre o “Projeto Bombeiro, Socorrista, Brigadista e Ambiental” com todos os demais Projetos e Programas de desenvolvimento social em andamento.

3. PARCEIROS DO Projeto          

O “Projeto Bombeiro, Socorrista, Brigadista e Ambiental” será executado em parceria de diversas instituições.       

Relembramos que busca pela melhoria de vida e redução das desigualdades sociais não podem ser vistas como uma obrigação única do Poder Público, o que nos faz acreditar na importância de envolvimento de todos os seguimentos de nossa comunidade, especialmente aqueles abaixo relacionados.

- Prefeitura Municipal;    
- Secretaria Municipal de Educação;  
- Secretaria Municipal de Ação Social;           
- Secretaria Municipal de Saúde;         
- Polícia Militar;     
- Conselho Tutelar;           
- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA;   
- Conselho Municipal de Assistência Social; 
- Ministério Público Estadual/ Procuradoria da Criança e do Adolescente;   
- Universidades Federais, Estaduais e Locais;          
- ONG’s estabelecidas no município.  

No decorrer da apresentação das ações e trabalhos propostos pelo presente Projeto serão apresentados com maiores detalhes quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando. 

4. ATIVIDADES DO PROJETO     

Nessa parte apresentamos a estruturação e o funcionamento do “Projeto Bombeiro, Socorrista, Brigadista e Ambiental” que terá início no ano corrente e será desenvolvido por tempo indeterminado como uma ação sócio pedagógica integrada para atender crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias em estado de vulnerabilidade social.       

O projeto será composto por integrantes da faixa etária de 06 a 17 anos, que serão selecionados entre alunos da rede pública municipal, estadual e privada, face a educação se tratar de um DIREITO DE TODOS e poderão permanecer no Projeto pelo período indeterminado.

 

O projeto no âmbito Ambiental será composto por voluntários  a partir de 18 anos, que serão selecionados entre alunos da rede pública municipal, estadual e privada face a educação se tratar de um DIREITO DE TODOS e poderão permanecer no Projeto por tempo indeterminado, nesta etapa o aluno receberá uma capacitação na área meio ambiente, tornando-se um profissional capacitado na área, podendo posteriormente ingressar no mercado de trabalho e também se for do seu desejo, dedicar parte do seu tempo e conhecimento adquirido em prol de sua comunidade prestando um serviço voluntário dentro da instituição salvando vidas como um socorrista e bombeiro voluntário, desta forma multiplicando a mesma ação voluntária.

A execução do “Projeto Bombeiro, Socorrista, Brigadista e Ambiental” ocorrerá nas dependências físicas das Instituições Parceiras, em salas de aula. Cada sala irá comportar uma respectiva turma de no máximo 30 (trinta) integrantes de acordo com o nível de idade e evolução do aluno dentro do Projeto. A partir do segundo ano do Projeto, serão atendidas anualmente um total de 60 (sessenta) crianças que atuarão como agentes multiplicadores das atividades desenvolvidas, difundindo o aprendizado e o conhecimento adquiridos no meio da família, da Escola e da sociedade em geral. 

 

3.1.1 CONTEÚDO A SER TRABALHO NAS ATIVIDADES      

Essa parte reúne os principais conteúdos teóricos que serão trabalhos nas atividades em classe, principalmente aos sábados.


A – ACOMPANHAMENTO ESCOLAR
- Verificação de frequência escolar;
- Observação de notas;
- Reforço nas atividades escolares.

B – NOÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS COMBATE A INCÊNDIOS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES.
- Sinais vitais;
- Respiração artificial;
- Reanimação cardiopulmonar;
- Hemorragias e fraturas;
- Curativos e imobilizações;
- Queimaduras;
- Animais peçonhentos e venenosos;
- Intoxicação e envenenamento;
- Desmaio e convulsões;

- Engasgamentos;

- Manuseio e Transporte de acidentados;

- Outras Matérias sobre prevenção de acidentes.
- Acidentes de trabalho e domésticos.

C – EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
- Noções de Legislação para o Trânsito;
- Meios de transporte;
- Sinalizações;
- Principais causas de acidentes no Trânsito;
- O trânsito e as cidades.

D – ÉTICA E CIVISMO
- O amor à pátria;
- Os símbolos nacionais;
- O valor da família e da sociedade;
- Respeito mútuo e a cidadania.
- O voluntariado.


E – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Fauna e flora do Brasil;
- A água: fonte da vida;
- Os problemas relacionados ao lixo;
- Queimadas e desmatamento;
- Caça e pesca ilegal.
- Reciclagem de materiais.


F – EDUCAÇÃO ANTI-DROGAS
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Outras drogas (maconha, crack, cocaína, etc.);
- Os males físicos e psicológicos das drogas.

G – EDUCAÇÃO SEXUAL
- Sexualidade e o jovem;
- Casamento;
- DST;
- AIDS.

H – EDUCAÇÃO RELIGIOSA
- As religiões no mundo;
- Cristianismo;
- A Bíblia Sagrada;
- Os Dez Mandamentos;
- O amor ao próximo.

I – INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES.
- O computador;
- A internet e o mundo globalizado;
- Digitação de textos.
- Sistemas de comunicação.

 

4 ACOMPANHAMENTO FAMILIAR      

Por se tratar de um Projeto de cujo sócio pedagógico o mesmo apresenta atividades voltadas para a família Assim, com apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com as equipes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho de Assistência Social, serão desenvolvidos diversos trabalhos e ações voltadas a proporcionar condições de complementação da renda familiar, profissionalização e fortalecimentos dos vínculos familiares.    

O objetivo principal disso é acompanhar a criança e sua família, de acordo com as necessidades sócio econômicas, amparando socialmente as famílias que se apresentam sem a estrutura necessária para o bom desenvolvimento, de acordo com seus direitos e deveres, buscando soluções e intermediando meios para oferecer ajuda através da orientação, informação e encaminhamentos.          

Essa equipe da Capelania realizará regularmente visitas domiciliares às famílias. Nisso, fará o acompanhamento e encaminhamento a outras áreas.

No que se refere ao apoio direto no oferecimento de melhorias às famílias, utilizaremos a metodologia da arte-educação e formação profissional através de oficinas teóricas e práticas, encontros de grupos, palestras, dinâmicas de grupo e workshops ministrados por profissionais capacitados nas áreas de: artesanato, bordado, pintura, manicure e informática, bombeiros comunitários e a proteção em segurança privada e autoridade.          

4.1 DIVULGAÇÃO DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM

Ao longo de todo o ano, a coordenação do Projeto manterá constantemente atualizado o site com as informações sobre as atividades.

Todos os eventos em que a equipe estiver participando serão fotografados para arquivo, para divulgação no site e no endereço do Facebook, além é claro para a elaboração do “Informativo” e do “Relatório de Gestão”.

5. RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS     

Esse tópico traz com detalhes toda estrutura humana, material e financeira necessária a execução do “
Projeto Regatando Vidas”.     

5.1 RECURSOS HUMANOS         

Aqui apresentamos de maneira detalhada a equipe de colaboradores executora do “
Projeto Regatando Vidas”, os materiais e equipamentos necessários e os custos financeiros básicos para manutenção dos trabalhos.

A execução do “
Projeto Regatando Vidas” contará com 03 (três) grupos de profissionais, que estarão participando em momentos diferentes ao longo do ano. Assim, teremos o primeiro grupo que será composto pela Comissão de Seleção, que atuará na escolha das crianças que ingressarão no Projeto. O segundo grupo é formado pelos instrutores e monitores do Projeto que são os responsáveis propriamente ditos pelo andamento das ações. E o terceiro grupo que será formado por eventuais convidados e colaboradores, que terão atuação específica em algumas atividades, conforme a programação dos trabalhos, bem como visualizando o andamento do projeto.  

A Comissão de Seleção será composta por 03 (três) representantes.


A equipe de professores será composta por 05 (cinco) profissionais, sendo 02 Bombeiros Civis; 01 Capelã; 01 técnica em enfermagem e 01 gestor de segurança.

A equipe de colaboradores será formada por uma gama de diversos profissionais de inúmeras instituições públicas e privadas e por pessoas da comunidade que serão convidados a colaborar por convênio ou parceria do “
Projeto Regatando Vidas”. Isso, de modo geral, ocorrerá sem ônus financeiros para o Projeto, mas ainda assim destacamos que eventualmente haverá a contratação de profissionais e/ou empresas para atuarem como prestadores de serviço em atividades específicas.


5.2 RECURSOS MATERIAIS         

Nesse tópico apresentaram de forma detalhada os recursos e materiais básicos para a execução do “
Projeto Regatando Vidas”.     

A – UNIFORMES    
- Shorts preto e camisetas vermelha;
- Bonés vermelho;
- Tênis e sapatos preto;  
- Calças e gandolas preta;

ADENUO:

Alimentação: café da manhã, almoço, café da tarde e janta.


B – MATERIAL DIDÁTICO
- Caderno;

- Resma de Papel A4;
- Cartolina;
- Fita adesiva;
- Tesoura;
- Cola branca;
- Etc.

C – EQUIPAMENTO DE APOIO
- Televisor tela plana;
- Aparelho DVD;
- Projetor de Imagens;
- Aparelho de som portátil.

D – MATERIAL ESPORTIVO
- Bolas e rede de futebol;
- Bolas e cesta de basquetebol;
- Bolas e rede de voleibol;
- Petecas;
- Mesa, raquetes e bolas de ping-pong;
- Pranchas de isopor para natação;
- Cabos de nylon de 3 metros;
- Rolo de Corda de nylon de 14mm

. Luvas de boxe; tatame; sacos de pancadas, caneleiras, etc.


E – MOBILIÁRIO PARA SALA DE AULA
Quadro branco;
Carteiras;
Mesa e cadeira;
Armários;
Aparelho de ar-condicionado; ventiladores;
Bebedouro;
Etc.

F - Material de Instrução;

Pranchas e Macas

KIT CIPA | PRANCHAS | MACAS | CADEIRA

 

Bolsas

SOCORRISTA | POCHETE | ESTOJO | KITS | REFILMOCHILAS | BOLSAS | BOLSAS DE CINTURA e PERNA

 

Desfibrilador

ADULTO | INFANTIL | TREINAMENTO

 

Oxímetro

OXÍMETROS DE DEDO e de PULSO

 

Imobilização e Transporte

COLARES CERVICAIS

TALAS | KITS DE IMOBILIZAÇÃO

TRAÇÃO DE FÊMUR | IMOBILIZADORES DE CABEÇA

COLETES KED | BANDAGEM TRIANGULAR | CINTOS

 

Vias Aéreas

ASPIRADOR | REANIMADORES | MÁSCARA FACIAL E DESCARTÁVEL

PUNÇÃO INTRAÓSSEA | KIT SOCORRISTA | CONJ. DE OXIGÊNIO PORTÁTIL | CÂNULAS

 

Treinamento APH

MANEQUINS COM OU SEM MONITOR ADULTO, INFALTIL E MEIO CORPO

 

Diversos - APH

TESOURAS | BOLSA MATRIX HOLSTER | KIT HOLSTER | MARTELO PARA RESGATE

CONTETOR COMPACTO | COLETES | ESFIGMOMANÔMETRO | ESTETOSCÓPIO

CAPAS | LUVA | CARTÃO TRIAGEM | COBERTURA | MANTA | KIT QUEIMADOS

ALTURA

 

Mosquetões

MOSQUETÕES DE AÇO ou ALUMÍNIO | MALHAS RÁPIDAS

 

Freio Oito

FREIO OITO | FREIO RACK

 

Luvas

LUVAS DE COURO

 

Cordas e Acessórios

CORDAS | CORDELETE | ACESSÓRIOS

 

Ancoragem

PLACAS | ANCORAGEM | CHAPELETA | CINTA

FITAS | BASTÃO | SISTEMA DE ANCORAGEM MÓVEL

 

Bloqueadores

BLOQUEADORES | DISPOSITIVOS MULTIÚSO

 

Descensores

DESCENSORES | FERRAMENTA MULTIÚSO

 

Capacetes para altura

CAPACETES CLASSE A | CAPACETES CLASSE B

 

Talabartes

TÁTICO | DUPLO COM ABSORVEDOR | DE POSICIONAMENTO

 

Trava-quedas

PARA CABO DE AÇO | PARA CORDAS | ABSORVEDOR DE ENERGIA

 

Cintos

PARAQUEDISTA | RAPEL PARA CÃES | RESGATE

CINTURÕES | CADEIRINHAS | PEITORAL | TRIÊNGULOS | ESPALDAR

 

Lanternas

LANTERNAS DE CABEÇA

 

Macas para Resgate

MACA-ENVELOPE | MACA-CESTO | SISTEMA DE FLUTUAÇÃO

 

Polias

BLOQUEADORA | SIMPLES | TIPO ROLETE | DUPLA | PASSA-NÓ

 

Diversos - Altura

EQUIPAMENTOS | ACESSÓRIOS DE MERGULHO

 

Mergulho

FACAS | LANTERNAS

TORNEIRAS | CILINDROS

REGULADORES

NADADEIRAS

COLETE | POWER

INSTRUMENTAÇÃO.

MÁSCARAS | CONJUNTO PARA COMUNICAÇÃO SUBAQUÁTICA

VESTUÁRIO - NEOPRENE | ROUPA SECA

SNORKEL SACO ELEVATÓRIO | VEÍCULOS DE PROPULSÃO

 

Diversos - Mergulho

PRODUTOS Complementares

 

Capacetes

CAPACETES PARA EMPRESAS E INDÚSTRIAS

 

Botinas e Sapatos

CALÇADOS PARA EMPRESAS E INDÚSTRIAS

 

Proteção Auditiva

ABAFADORES.

 

Proteção Facial

PROTETORES FACIAIS Proteção Ocular

ÓCULOS DE PROTEÇÃO

 

Proteção Respiratória

MÁSCARAS | LENÇOS | FILTROS | RESPIRADOR Proteção para as Mãos

LUVAS DE PROTEÇÃO

 

Sinalização Viária

TINTA ACRÍLICA | DILUENTE | TINTA ANTIPICHAÇÃO

CONE | CANALIZADORES.

SINALIZADORES | DELIMITADORES | BALIZADORES | FITA ZEBRADA

BASTÕES SINALIZADORES | DISCO SINALIZADOR | COLETE | BARREIRAS | BAIA

 

Placas de Sinalização

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA FOTOLUMINESCENTE.

Diversos - Produtos Complementares.


5.3 RECURSOS FINANCEIROS    

Nesse tópico trazemos os custos financeiros mínimos que serão empregados pelo
Projeto Regatando Vidas no desenvolvimento dos trabalhos. Relembramos que os valores aqui descritos não englobam os custos dos salários das pessoas envolvidas, nem dizem respeito aos valores necessários para construção e manutenção das instalações físicas. Esses valores se referem somente aos custos previstos no orçamento anual destinado às despesas com uniforme e às demais despesas referentes às atividades práticas e teóricas do Projeto. 

A – DESPESA ANUAL COM UNIFORME          
Valor Unitário do Uniforme -- Número de alunos por turma - Total - R$ 240,00 - 30 alunos – x 2 turmas - R$ 14.400,00.

B – DESPESA MENSAL COM MATERIAL DE CONSUMO     
Material de Consumo para cada turma de 60 alunos
- R$ 3.600,00 por mês.

           
C - DESPESA MENSAL COM OUTROS SERVIÇOS

Outros Serviços - pagamento de terceiros: pessoa física ou jurídica
- R$ 800,00

Assim, se consideramos o somatório do item “A” (UNIFORME), que será gasto uma única vez por ano com cada turma, com os itens “B” e “C”, que são valores gastos mensalmente para cada turma, haverá uma despesa total equivalente a R$ 67.200,00 (sessenta e sete mil e duzentos reais) anuais para duas turmas com 30 alunos, com o total de 60 alunos.

D - RESUMO DO CUSTO ANUAL DE CADA TURMA DE 60 ALUNOS       
UNIFORME: -------------------------- R$ 14.400,00      
MATERIAL DE CONSUMO: ------- R$ 43.200,00       
OUTROS SERVIÇOS: ---------------- R$ 9.600,00        
TOTAL: -------------------------------- R$ 67.200,00 - ano.

 

SENDO QUE NO 1º MÊS DO PROJETO O INVESTIMENTO ESTA ORÇADO EM:

R$ 15.120,00 REAIS INICIAIS.

MÉDIA MENSAL DE -------------------- R$ 1.260,00 ---------mês.


6. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

A avaliação do “
Projeto Regatando Vidas” irá ocorrer em todas as suas fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, passando pela seleção dos candidatos às vagas, até a execução propriamente dita.     

Os alunos serão analisados durante as atividades do Projeto através da observação do interesse, participação, realização dos trabalhos, orais, escritos e práticos.

A coordenação do Projeto estará em sintonia constante com a Secretaria Municipal de Educação e com as respectivas Escolas Municipais de cada aluno para acompanhar sua evolução na frequência e no seu aprendizado pedagógico.

Além disso, haverá um trabalho constante de apoio às famílias, que ocorrerá com a colaboração do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho de Assistência Social, que participarão de ações de auxílio das condições de vida familiar.

7. CRONOGRAMA 

Descrição das etapas/ atividades: 1ª – Seleção dos candidatos; 2ª – Atividades em classe e extraclasse; 3ª - Divulgação do Informativo; 4ª - Acompanhamento familiar; 5ª - Divulgação do Projeto; 6ª - Publicação do Relatório de Gestão; e 7ª - Avaliação do Projeto.          

8. ANEXOS  

Esse tópico reúne a relação de documentos e os modelos de fichas e questionários que são requisitos para o preenchimento de cada uma das vagas do “Projeto Resgatando Vidas”.         

8.1 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROJETO BOMBEIRO MIRIM

O processo seletivo para ingresso no Projeto ocorrerá todos os anos no mês de janeiro na base operacional através da “Comissão de Seleção”. O processo seletivo terá início com a divulgação de Edital de Seleção via Facebook e dos parceiros e colaboradores envolvidos
Abaixo relacionamos os critérios básicos para seleção das crianças interessadas em participarem do Projeto:

- residir no município há no mínimo 02 (dois) anos;         
- ter idade entre 06 (seis) e 17 (dezessete) anos na data da inscrição no processo seletivo;       
- estar matriculado em escola da rede municipal de ensino;     
-  ter frequência escolar igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento);
- ser condição sócio familiar enquadrada na situação de baixa renda, ou seja, o aluno deverá pertencer a família cuja renda per capta igual ou inferior a meio salário mínimo. 

A divulgação dos nomes das crianças selecionadas anualmente no Projeto será divulgada no site do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários da CEFIP e dos parceiros e colaboradores envolvidos e os dados brutos do processo seletivo ficarão arquivados na Secretaria do Projeto, que poderão ser a qualquer momento consultados e inspecionados por qualquer instituição ou cidadão interessado.

 

É importante destacar ainda que a criança que for selecionada para participar do Projeto só terá sua vaga garantida caso cumpra a frequência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento) das atividades e esteja em acordo com as regras de disciplina estabelecidas pelos professores e instrutores. A criança que não cumprir tais regras e requisitos poderá ser excluída do Projeto e sua vaga ficará aberta a um novo candidato.

8.2 QUESTIONÁRIO DE SELEÇÃO DA CRIANÇA PARA INGRESSO

Na avaliação das crianças interessadas em participar do “Projeto” será aplicado um questionário direcionado a coleta de dados referente às condições socioculturais e econômicas da família da criança que está se candidatando a vaga, assim como para obtenção de alguns dados específicos sobre a criança que pleiteia a vaga.         

 


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