Para salvar uma vida é preciso ter uma pessoa designada para tal função, e esse papel cabe ao socorrista. Ele deve ser um profissional treinado para prestar o primeiro socorro e auxiliar os profissionais do atendimento pré-hospitalar, no local da emergência.
A primeira atribuição do socorrista que ocorre no local da emergência é com a segurança pessoal. O desejo de ajudar as pessoas que têm necessidade de atendimento pode favorecer o esquecimento dessa preocupação, por isso essa primeira etapa é tão imprescindível. O socorrista deve ter segurança ao aproximar-se da vítima e permanecer em segurança, enquanto presta o atendimento.
Parte das preocupações do socorrista com a sua segurança pessoal está relacionada com a própria proteção contra as doenças infecciosas. Ao avaliar ou prestar atendimento às vítimas, deve evitar contato direto com o sangue do paciente, fluidos corpóreos, mucosas, ferimentos e queimaduras. O socorrista tem quatro deveres relacionados aos pacientes, que devem ser cumpridos no local da emergência.
O primeiro dever dele é ter acesso ao paciente, com segurança e utilizando instrumentos manuais, quando necessário. Após essa etapa é importante identificar o que está errado com o paciente e providenciar a assistência de emergência necessária. Elevar ou mobilizar o paciente apenas quando for preciso e realizar tal procedimento sem ocasionar lesões adicionais não pode ser esquecido pelo socorrista, além de transferir o paciente e as informações pertinentes para os profissionais do serviço de emergência.
As responsabilidades do socorrista ultrapassam os cuidados médicos. Cabe ao socorrista controlar o local do acidente de modo a proteger a si mesmo, ao paciente e prevenir outros acidentes, ter certeza de que a central do sistema de emergência foi notificada, permitindo a chegada dos profissionais no local da ocorrência, com o menor tempo possível, identificar o que está errado com o paciente, utilizando-se das informações obtidas no local e pelo exame físico do paciente.
Incube ao profissional obter ajuda do pessoal presente no local da emergência e controlar suas atividades, assim como transferir as informações pertinentes, sobre a ocorrência, para os profissionais do serviço de emergência e auxiliar os profissionais do serviço de emergência no local da ocorrência e trabalhar segundo sua orientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário